sábado, agosto 31, 2013

Os Coxinhas e o Império de Lula

O caro amigo já deve ter recebido na sua caixa de mensagens, assim como eu, mensagens, a grande maioria apócrifas, com denúncias absolutamente absurdas e criminosas contra o ex-presidente Lula e sua família. 
Alguns simplesmente deletam estas patifarias. Outros passam para a frente, multiplicando as calúnias como se fossem verdade. De tempos em tempos, elas reaparecem em grande escala num movimento chamado de "troll". Isso acontece geralmente quando sites independentes publicam denúncias contra veículos da grande mídia, governos e políticos da oposição, como acontece agora. 
O pior é que tem gente séria que eu conheço começando a acreditar nestas infâmias, de tanto que são repetidas, como se fossem a mais absoluta verdade. E ainda tem quem pergunte: por que o Lula não desmente estes boatos??? Como se coubesse às vítimas se defender diante dos criminosos da difamação. Além do mais, querer desmentir o que circula na internet é mais ou menos como jogar toneladas de papel picado pela janela e correr atrás para juntar tudo de novo. "Isso é o que chamam `democracia das redes sociais´, onde cada um diz o que bem entende, oculto atrás de perfis falsos", constata o grande criminalista Arnaldo Malheiros Filho. Não é a democracia brasileira, pois nossa Constituição (art. 5º, IV) diz que `é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato´"`, lembra ele.
A cada dia se avoluma o material distribuído por este esgoto. Na rápida pesquisa que fiz, apareceram mais de 15 mil resultados, em que o "Império" de Lula já está "avaliado em US$ 2 bilhões". Um dos títulos é assustador: "Professor do Colégio Pedro II pede a morte de Lula, Dilma e outros..." Espero não estar incluído entre estes "outros".  A maior parte do material tóxico produzido dá conta de que Lula e seu filho Fábio são proprietários de centenas de propriedades rurais em diferentes pontos do país e de milhões de cabeças de gado de raça. Além de "documentos que provam", surgem "escrituras" e "contratos de sociedade". Numa destas porcarias, aparece a "sede da fazenda do Lulinha", que na verdade é o edifício sede da ESALQ, centenária instituição da USP. Além da obsessão de atribuir à família Silva a posse um "Império agropecuário", vira e mexe aparecem mensagens informando que o câncer de Lula voltou, que ele está fazendo tratamento no Hospital Sírio-Libanês de madrugada e a vida dele está por um fio. Outro dia, em conversa com jornalistas, o próprio Lula deu risada quando lhe perguntaram sobre estas "notícias" e garantiu que estava muito bem de saúde, mas os desmentidos costumam repercutir muito menos do que os mentidos, e as mentiras continuam circulando.
Já que cada um pode escrever o que quer e ninguém é responsabilizado pelo que escreve, sugiro aos caluniadores profissionais, para animar as conversas de fim de expediente, que ampliem um pouco o leque de "investimentos" de Lula. "Dizem", por exemplo, que ele agora está comprando apartamentos de cinco quartos e dez vagas na garagem na área mais nobre de Paris, uma frota de transatlânticos gregos e o acervo do Museu do Louvre. Aos valentes vândalos da internet vale lembrar que o que antes era papo de motorista de táxi vagabundo agora virou assunto nas altas rodas. Tem gente que até cita testemunhas que viram Lula vagando pelos corredores do Sírio-Libanês. Quando pergunto quem viu, ouço como resposta algo como "o irmão do avô do vizinho de um cunhado meu". 
Os caluniadores não gostam de ser desmentidos, andam cheios de razão. "E tem gente que acha lindo. Tão lindo quanto `manifestações pacíficas´, que impedem pacientes de ir ao hospital e fazem com que quem trabalhou o dia inteiro não consiga chegar em casa para o merecido descanso. É a democracia! Então tá. Se não curarmos essas distorções, elas acabam matando a democracia verdadeira", adverte Arnaldo Malheiros Filho.

Isto é...

Nós precisamos entender que estamos no meio da mais grave crise econômica desde 1929, que atingiu profundamente os Estados Unidos, maior economia do planeta. O anúncio de que o FED irá reduzir estímulos ao crescimento e elevar os juros provocou uma fuga de capitais que pressiona as demais moedas. O Brasil tem uma posição sólida, com US$ 380 bilhões em reservas e uma dívida pública de 30%, a metade do que era há uma década. O câmbio pode ter um impacto inflacionário, e isso é muito ruim. Mas a mudança aumenta a competitividade da indústria e a rentabilidade da agricultura, estimula as exportações e melhora a balança comercial e o emprego.
Quando um País retoma o crescimento após 20 anos de crise, não tem resposta na velocidade necessária. Isso também acontece em outras áreas, como a saúde e também a segurança.
Mas o principal é que a Ciência, a Tecnologia e a Educação entraram no topo da estratégia brasileira. Temos hoje no “Ciência Sem Fronteiras” com 43 mil estudantes em universidades de todo o mundo e 750 pesquisadores visitantes, inclusive dois prêmios Nobel que estão trabalhando no Brasil.